quarta-feira, 24 de setembro de 2008


POR QUE AS PESSOAS GRITAM?

Certo dia um Mestre perguntou aos seus discípulos o seguinte:
Por quê as pessoas falam aos gritos quando estão iradas ou aborrecidas?

Os homens pensaram por uns momentos...

Porque perdemos a calma? –disse um deles-

Sim, é por isso que gritamos. –disse um outro-

Porém, por quê gritar quando a outra pessoa está ao teu lado? –perguntou o Mestre- Não é possível falar com o outro em voz baixa? Por quê gritar com uma pessoa quando você está bravo?

Os discípulos deram algumas respostas, porém nenhuma delas satisfazia o Mestre Finalmente ele explicou:

Quando duas pessoas estão aborrecidas, seus corações se afastam muito. Para cobrir essa distância elas devem gritar, para se ouvirem. Quanto mais emburrados estiverem, maior terá que ser a altura dos seus gritos para escutar-se um ao outro através do grande abismo que os separa.

Logo o Mestre falou:
Que acontece quando duas pessoas se amam? Elas não se gritam senão que se falam suavemente. Por quê? Porque seus corações estão muito perto. A distância entre eles é muito pequena.

O Mestre continuou:
E quando se amam apaixonadamente, o quê acontece? Não falam, somente sussurram e se aproximam ainda mais no seu amor. Finalmente não necessitam sequer sussurrar, somente se olham... e isso é tudo. É assim que acontece quando estão perto os que se amam apaixonadamente.

Finalmente, o Mestre disse:
Quando discutam não deixem que os seus corações se afastem, não digam palavras que os separem ainda mais, pois poderá chegar o dia em que a distância seja tão grande que não encontrarão mais o caminho para retornar.

Nenhum comentário: